Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tremor de terra em Petrolina-PE em 03/12/2011.

    Neste fim de semana, no dia 03, ocorreu um tremor de terra no município de Petrolina. Segundo informações dos repórteres Kátia Gonçalves e Edmilson Lins, da TV Grande Rio, o tremor não foi sentido em Petrolina mas em localidades do município, ao norte da sede (Rajada, Pau Ferro, Nova Descoberta, Uruás, Cristália, São Bento, Caruá, Baixa Alegre, Carretão, Caatinga Grande e Atalho), bem como em Afrânio.
    Ainda não se tem muitas informações sobre como o tremor foi sentido. Em Atalho, segundo nos informou Edmilson Lins, o chão começou a tremer e portas de ferro e cadeiras balançaram.
    Esse evento foi registrado por diversas estações operadas pela UFRN. A hora de origem foi 15:48 UTC (12:48, hora local). A magnitude foi determinada em 3.1. Exemplos de registros pelas estações de Sanharó-PE (PCSA - Rede INCT) e Cabaceiras do Paraguaçu-BA (NBCP - Rede RSISNE) encontram-se abaixo.

Figura 1. Registro do tremor na estação PCSA, Sanharó-PE
Figura 2. Registro do tremor na estação NBCP, Cabaceiras do Paraguaçu-BA.
    Para se ter uma idéia da intensidade máxima observada e da área afetada estamos aguardando novos dados dos meios de comunicação da região.
    Participaram da análise de dados Joaquim Ferreira, Regina Spinelli, Heleno Lima Neto e Renato Dantas.
Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET

Um comentário:

  1. Para quem nunca tinha percebido o chão fugir de seus pés, assuta realmente. É estranho nessa região ocorrer esse tipo de evento, mas é natural a ocorrencia de acomodação de terra, fratura de rocha e outras coisas mais. Por tanto não se deve levar a coisa para o lado apocaliptico e nem se assombrar, pois tudo isso faz parte do mecanismo da Natureza.

    ResponderExcluir