Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Instalação de rede sismográfica na região do reservatório da Barragem do Açu

    Como foi noticiado neste blog em duas ocasiões (notícia 1; notícia 2), está ocorrendo uma atividade sísmica no reservatório da Barragem do Açu, tendo alguns tremores que foram inclusive sentidos pela população.
    Uma primeira análise, a partir dos registros da estação de Paraú (NBPA; RSISNE), mostrou que a atividade sísmica se encontra na parte sul do lago, próximo ao limite dos municípios de São Rafael e Jucurutu. No passado, em 1997, já foram regsitrados alguns eventos nessa região, mas não foi possível colocar uma rede sismográfica cercando a área.
    Com o objetivo de estudar essa atividade sísmica, nesta semana os técnicos Eduardo Menezes e Antônio Vicente instalaram uma rede cujo objetivo é uma melhor determinação da área epicentral para, num segundo momento, adensar a rede. Essa atividade está sendo realizada dentro do INCT de Estudos Tectônicos (INCT-ET), financiado pelo CNPq, e o equipamento utilizado é do Pool Brasileiro de Equipamentos Geofísicos (PegBR; ON - Observatório Nacional), financiado pela Petrobras. A localização das estações é mostrada na Figura 1.

Figura 1. Rede sismográfica instalada na região do reservatório da Barragem do Açu. Os triângulos vermelhos denotam as estações sismográficas. A estrela branca denota o epicentro do sismo do dia 18/06, determinado pela estação de Paraú (NBPA). Figura elaborada por Eduardo Menezes.
    A primeira análise dos dados da estação BAPO feita pelo técnico Eduardo Menezes mostra que, além da área epicentral já divulgada, estão ocorrendo também outros tremores com epicentros bastante próximos da estação BAPO.
    Na Figura 2 é mostrado um registro, em BAPO, de um evento localizado na área divulgada. Na Figura 3 é mostrado o registro de um evento, em BAPO, próximo à estação.

Figura 2. Evento registrado em BAPO próximo do epicentro mostrado na Figura 1.
Figura 3. Evento registrado em BAPO próximo da estação.
Fonte: LaSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário