Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sismólogos condenados pela justiça italiana

    Tem tido uma divulgação ampla nos meios de comunicação a condenação de sismólogos italianos a seis anos de prisão por não preverem um terremoto em L´Aquila que matou mais de 300 pessoas (ver alguns links de notícias abaixo).

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/aquila-italia-sismo-terramoto-cientistas-tvi24/1385825-4073.html

http://www.portalrcr.com.br/noticias/mundo/45638-em-sentenca-inedita-italia-condena-cientistas-por-nao-terem-previsto-terremoto/pagina/11

http://br.noticias.yahoo.com/cientistas-italianos-s%C3%A3o-condenados-prever-terremoto-%C3%A1quila-160823152.html

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2840173&seccao=Europa

    Prever terremotos plenamente (localidade, data, magnitude) ainda não é possível e o máximo que se pode chegar é à discussão da possibilidade e/ou probabilidade da ocorrência do terremoto.   
   Espero que a moda não chegue por aqui pois, nesse caso, nós, sismólogos, passaremos a ser incriminados por não termos previsto um determinado sismo catastrófico.
    Como os maus exemplos se multiplicam rapidamente já estou com as barbas de molho.

    Joaquim Ferreira

Um comentário:

  1. Caro Joaquim, sou solidária a todos os sismólogos. Infelizmente a atitude que a justiça teve em condenar os cientistas por algo que por enquanto é impossível prever, só nos causa repudio. Espero que a moda não pegue, mas como diz o ditado: tudo se copia ou se transforma....faz muito bem em colocar suas barbas de molho....Isso é um retrocesso!

    ResponderExcluir