Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queda de objeto espacial em Groaíras-CE em 21/01/2013

    Fomos informados na manhã do dia 22/01 pelo Sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que, na noite anterior, no município de Groaíras-CE, ao sul de Sobral, a população viu uma bola de fogo no céu que, ao cair, causou um estrondo sentido por vários moradores da região. Isso teria ocorrido às 23:10 hora local do dia 21/01. Informações posteriores do próprio Marcos Costa davam conta que o objeto havia caído numa lagoa, possivelmente um meteorito,  e que possíveis partes do mesmo tinham sido resgatadas.
    Novas informações nos chegaram através do radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha, contendo link com fotos de expedição à região. Segundo as informações o objeto até agora não totalmente identificado teria caído no limite dos municípios de Groaíras e Santa Quitéria. Um mapa da região é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa da região. O município de Groaíras está em marrom. O município de Santa Quitéria está em verde claro. É mostrada também a localização da estação de Sobral (SBBR, triângulo vermelho).
    Foi feita a análise dos registros da estação SBBR e não foi encontrado nenhum registro que pudesse estar associado à queda do objeto que pode ter sido um meteorito ou pedaços de lixo espacial. Anteriormente, no ano passado, uma outra queda de objetos espaciais foi registrada pelas estações SBBR e NBMO (Morrinhos-CE). A matéria sobre isso e o registro em NBMO podem ser vistos aqui

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli, Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário