Título: “ANÁLISE DOS MICROSSISMOS DA ESTAÇÃO DO ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO (ASPSP) E SUAS RELAÇÕES COM VARIÁVEIS CLIMÁTICAS”
RESUMO:
Neste trabalho realiza-se um estudo para se demonstrar a relação entre as variáveis limáticas/oceanográficas e os microssismos registrados no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP).
Registros sísmicos de pequena intensidade, provocados por fenômenos naturais ou atividade humana podem ser registrados em qualquer lugar da Terra e são definidos como microssismos, ruído sísmico (ou ruído ambiente). O campo de ondas microssísmicas pode ser dividido em ruídos primários (período entre 10 e 25 s) e secundários (período entre 3 e 9 s) e são relacionadas a variáveis oceanográficas devido a mudanças atmosféricas.
Situado na região equatorial do Oceano Atlântico, cerca de 1.000 km do litoral do Rio Grande do Norte, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) constitui um conjunto de pequenas ilhas rochosas que se erguem de uma profundidade de 4.000 metros, estando todas elas sujeitas a abalos sísmicos e a condições muito severas de mar e vento, sendo assim um dos lugares mais inóspitos do mundo.
Fonte: LabSis/UFRN
Daniel Évora, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário