Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Seminário LabSis de 16/10/2013

Hoje, às 16:30 h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o sétimo seminário do ciclo do LabSis 2013. O palestrante será  Paulo Henrique Oliveira, aluno do PPGG.

Título: SISMICIDADE NA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ E SUA RELAÇÃO COM O

LINEAMENTO TRANSBRASILIANO

Resumo
    A região noroeste do Ceará está inserida no Domínio Médio Coreaú (DMC), domínio geológico pertencente a Província Borborema. Além de sua importância geológica, estrutural e tectônica, essa região possui áreas importantes com atividade sísmica ativa. A sismicidade atual na região noroeste do Ceará está localizada,principalmente, nas proximidades das cidades de Sobral e Santana do Acaraú.
    Apesar das muitas áreas sísmicas que tem se manifestado nos últimos anos, descobertas através da análise dos dados sismológicos registrados na estação SBBR, instalada na região desde agosto de 2007, só foi possível instalar redes locais nas proximidades das cidades supracitadas.
    A sismicidade analisada aqui possui considerável proximidade ao Lineamento Transbrasiliano (LTB), o qual consiste numa gigantesca zona de cisalhamento que atravessa boa parte do Brasil, cortando a área de estudo. Sendo assim, quando da ocorrência de sismicidade no DMC, geralmente surgem especulações se a mesma é uma possível reativação dessa grande estrutura. Porém, o objetivo desse trabalho é mostrar que nem sempre é possível associar a ocorrência de sismicidade com uma possível atividade do LTB, diferentemente do que ocorre em algumas regiões localizadas nas proximidades do Lineamento Pernambuco.

Fonte: LabSis/UFRN
Paulo Henrique Oliveira, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa, Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário