Ontem fomos informados pelo Sub-Tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que um tremor de terra havia sido sentido em Martinópole, no noroeste do Ceará. A notícia inicial sobre esse evento foi postada no blog "Política em Evidência". Segundo essa postagem alguns objetos começaram a balançar e as pessoas escutaram um barulho estranho, como se alguma coisa estivesse roncando, além dos cachorros começarem a latir e, aparentemente, todos sentiram o tremor.
Uma das informações contidas no citado blog é que o tremor tinha ocorrido no início do dia 20. Foi feita uma varredura nas estações de Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO) e nada foi achado no início do dia 20. Foram feitas então varreduras retroativas e, posteriormente, abrangendo todo o dia 20. O evento foi localizado e ocorreu às 16:09 UTC (13:09, hora local, à tarde, portanto), teve magnitude preliminar estimada em 2.0 e epicentro preliminar a aproximadamente 5 km a ENE de Martinópole. Entramos em contato com Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, e ele confirmou, com pessoas de Martinópole, que o evento foi sentido no início da tarde, e não do dia.
Durante a varredura foram ainda localizados dois outros pequenos eventos próximos a Camocim. O primeiro ocorreu às 04:10 UTC (01:10, hora local) do dia 19/04. O outro evento ocorreu às 04:34 UTC (01:34, hora local ). Ambos os eventos ocorreram a menos de 3 km de Camocim mas, como foram pequenos eventos, não foram sentidos pela população mas é possível que novos eventos voltem a ocorrer nessa região não sendo descartada a possibilidade de serem sentidos pela população.
O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
A Figura 2 mostra o registro do evento de Martinópole na estação SBBR.
Figura 2. Registro do evento de Martinópole pela estação SBBR. |
A Figura 3 mostra o registro de um dos eventos de Camocim pela estação NBMO.
Figura 3. Registro do evento de Camocim do dia 19/04 às 04:10 UTC pela estação NBMO. |
Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Suélio Carolino
Nenhum comentário:
Postar um comentário