Antes dos dados do evento uma pequena história. Na manhã do dia 10, olhando o registro de 24 h da estação RCBR, me deparei com um evento semelhante ao evento da cadeia meso-oceânica do dia anterior (Figura2). Procurei então saber se os parâmetros do mesmo haviam sido calculados pelo USGS. Nada. Pelo EMSC. Nada. Pelo IAG/USP. Nada.
Escrevi então para meu amigo José Roberto Barbosa, experiente analista do IAG/USP, para que ele me ajudasse a esclarecer esse mistério. Finalmente a resposta foi postada no site do IAG ( http://www.moho.iag.usp.br/portal/events/usp2014ydbo) e minha conjectura foi confirmada.
O tremor ocorreu no dia 10 às 05:03 UTC e teve magnitude 4.2. O epicentro foi localizado a aproximadamente 100 km a E de São Pedro e São Paulo (portanto, bem mais próximo que o evento do dia 09, e dentro, também, da zona econômica exclusiva do Brasil). A distância do evento para outras localidades foi de aproximadamente 680 km a NE de Fernando de Noronha, 1.020 km a NE de Touros, 1.050 km a NE de Natal e a 1.230 km a ENE de Fortaleza.
O mapa de localização do evento está na Figura 1.
O registro do evento na estação RCBR está na Figura 2.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR). |
Figura 2. Sismograma de 24h da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho. Dentro do retângulo verde, acima, está o evento do dia 09/12. |
Fonte: LabSis/UFRN, IAG/USP
Joaquim Ferreira
Joaquim Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário