Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 26 de março de 2015

Tremor em Beberibe-CE em 25/03/2015 (hora local)

     No dia 25/03, às 23:24, hora local (02:24 UTC do dia 26/03), ocorreu um tremor em Beberibe de magnitude preliminar estimada em 3.0. Esse evento foi registrado por diversas estações operadas pelo LabSis.

    Logo pela manhã avisamos Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará, sobre o evento. Num primeiro levantamento sobre os efeitos do tremor ele obteve a informação de que o evento  foi sentido mais forte em Boqueirão de Cesário, onde vibrou bem o chão, chiou telhas em várias casas, tremeu parede e assustou a população local. Em outra localidade a aproximadamente 16 km ao norte de Boqueirão, Serra do Félix, o tremor foi sentido com menor intensidade.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Cascavel (NBCL) que é a estação permanente da rede RSISNE mais próxima do epicentro. Em destaque, os limites do município de Beberibe.
    O registro do evento na estação NBCL está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma 24 horas da estação NBCL do dia 26/03/2015 UTC. O evento está em vermelho na parte superior do sismograma.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Guilherme Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário