Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Seminário LabSis de 08/09/2016

      Dando continuidade a série de seminários de 2016, nesta quinta-feira, dia 08/09, às 15:30h, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, será proferido o quarto seminário do LabSis, do ciclo de 2016. O palestrante será Dário Guedes Miranda de Assunção, do Departamento de Geofísica (DGEF).

Título: Análise da técnica de escaneamento de fonte com possível identificados de onda p, para potencial utilização em monitoramento microssísmico.
 
Resumo:

    O desenvolvimento de técnicas cada vez mais eficientes de estimulação de reservatórios de hidrocarbonetos, através de fraturamento hidráulico, alavancaram os índices de produção mundial nos últimos anos. O monitoramento de eventos microssísmicos, gerados nesse ambiente de produção, pode fornecer informações superimportantes a respeito do reservatório. A aplicação desse monitoramento, relacionado à injeção de fluidos, está sendo cada vez mais recorrente na indústria de petróleo, devido à capacidade destas informações auxiliarem no desenvolvimento do reservatório, na decisão de posicionamento de novas injeções de fluidos, localização de novas perfurações, etc. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos no monitoramento microssísmico é uma importante alternativa de pesquisa para auxiliar o desenvolvimento de campos produtores, devido à ausência de métodos que apresentem baixo custo e então viabilize a sua utilização em campos de baixa produção. Desta forma, propomos uma análise de viabilidade computacional e eficiência na utilização da técnica SSA com possível identificador de onda “P”, através de testes em dados sintéticos, para possível utilização em monitoramento de eventos microssísmicos em ambientes com operações de fraturamento hidráulico.
Fonte: LabSis/UFRN
Dário Assunção, Jordi Julià, Rodrigo Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário