Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Tremor de terra no Maranhão em 03/01/2017

    Hoje, às 12:43 UTC (09:43, hora local), ocorreu um tremor de terra no estado do Maranhão. Esse tremor foi registrado por várias estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR; http://www.rsbr.gov.br/index.html) e teve seus parâmetros divulgados independentemente pela USP (http://www.sismo.iag.usp.br/ ) e pela UnB (http://www.obsis.unb.br/).
    Segundo a USP, o evento teria magnitude 4.6 e ocorrido próximo a Belágua. Para a UnB, o evento atingiu a magnitude 4.7 e ocorreu próximo a Vargem Grande. Independentemente dos parâmetros, esse foi um importante sismo na região Nordeste do Brasil, tendo sido sentido numa grande área nos estados do Maranhão e Piauí. Ver notícias, por exemplo, em:





    Em relação ao epicentro da USP o evento ocorreu a cerca de 90 km a SSE de São Luís e 240 km a NNE de Teresina. O mapa com a localização dos epicentros determinados está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. Em vermelho o epicentro localizado pela USP. Em amarelo, o epicentro localizado pela UnB.
    O registro desse evento na estação de Riachuelo-RN (RCBR) está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, USP, UnB
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário