Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Novo tremor de terra em Pedra Preta-RN em 31/08/2020

    Hoje, 31/08, às 07:27 UTC (04:27, hora local), ocorreu mais um tremor em Pedra Preta, de magnitude preliminar 1.7, tendo sido sentido pela população. Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Em destaque, os limites do município de Pedra Preta.

    O registro desse evento na estação de Pedro Velho (NBPV) está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBPV.

  
     Como se vê, a atividade continua. No entanto é impossível prever como será sua evolução.


Fonte
: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Flauber Costa, Marconi Oliveira, André Tavares

Forte tremor de terra próximo a São Pedro e São Paulo em 30/08/2020

    Ontem, dia 30/08, às 21:20 UTC, um forte tremor, de magnitude 6.5, ocorreu na dorsal meso-oceânica próximo a São Pedro e São Paulo.  O epicentro do evento foi localizado a aproximadamente  40 km a W de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva),  a 604 km a NE de Fernando de Noronha, a  944 km a NE de São Miguel do Gostoso,  a 960 km a NE de Natal e a 1.102 km a ENE de Fortaleza.
    Dada a magnitude e proximidade de São Pedro e São Paulo, embora não tenhamos informações até o momento, esse tremor certamente foi sentido pelo pessoal da base de pesquisa em São Pedro e São Paulo. 
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Pedro Velho (NBPV).

     O registro desse evento na estação NBPV está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma do dia 30/08 de NBPV. O início do registro do evento em está em azul a partir das 21:22 UTC. Acima desse evento estão dois sismos da Bahia, incluindo o tremor de magnitude 4.6 (em vermelho).

    A atividade continuou, tendo várias réplicas desse evento sido registradas ontem e hoje. A maior réplica ocorreu hoje, 31/08, às 09:56 UTC tendo magnitude 4.8. O sismograma de NBPV mostrando esses tremores está na Figura 3.

Figura 3. Sismograma do dia 31/08 (parcial) de NBPV. O registro do evento de magnitude 4.8 está em amarelo e verde a partir das 09:58 UTC. Acima desse evento tem vários tremores da dorsal, um evento de Pedra Preta e o sismo da Bahia de hoje (em vermelho) de magnitude 3.5.
 
    Nos últimos 30 dias tivemos diversos tremores na dorsal. Um mapa mostrando esses eventos, a partir do site do USGS está mostrado na Figura 4.


Figura 4. Tremores de terra na dorsal entre N e NE do Brasil nos últimos 30 dias. Em branco, eventos que ocorreram há mais de 7 dias. Em azul, o evento de magnitude 6.5. Em amarelo aparece o tremor na Bahia de magnitude 4.6.

 Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Flauber Costa, Marconi Oliveira

Tremores de terra em Canhoba-SE em 30/08/2020 (hora local)

    Na noite de ontem vários tremores foram sentidos pela população de Canhoba, que entrou em contato com o LaSis/UFRN. Na estação de Lagarto (NBLA) foi possível identificar 8 eventos tendo o maior, de magnitude preliminar 1.8 ocorrido às 23:44 (hora local; 02:44 UTC do dia 31/08).  Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está sinalizado pelo símbolo amarelo. O triângulo amarelo indica a localização da estação de Canhoba (LSCN). Em destaque, os limites do município de Canhoba.

    O registro do evento em NBLA está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento de magnitude 1.8 em NBLA.


Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, USGS, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Flauber Costa, Marconi Oliveira


Intensa atividade sísmica na Bahia em 30 e 31 08/2020

    Como foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, ontem, 30/08, ocorreram diversos tremores na Bahia. O sismo de maior magnitude ocorreu às 10:44 UTC (07:44, hora local) e teve magnitude 4.6, segundo o USGS e o EMSC. Esse, e outros eventos, foram sentidos principalmente no Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e inclusive em Salvador. Segundo levantamento da Prefeitura de Amargosa os efeitos maiores foram constatados no distrito de Corta Mão, constatando-se avarias em casas.
    Hoje, 31/08, às 06:42 UTC (03:42, hora local) ocorreu um novo tremor desta vez de magnitude preliminar 3.5. Esse evento foi sentido em Amargosa e em outros municípios próximos.
     Esses eventos foram registrados  pelas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
      O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 

Figura 1. Mapa de localização epicentral. Em azul, o epicentro segundo a RSBR. Em vermelho o epicentro segundo o USGS. Em destaque, os limites do município de Amargosa.

   Os registros dos eventos dos dias 30 e 31/08 na estação de Itapé (NBIT) estão mostrados nas Figuras 2 e 3.


Figura 2. Sismograma de NBIT do dia 30/08. Podem-se ver os registros de vários eventos sendo que o maior está em vermelho após as 10:45 UTC. O evento abaixo em azul, após as 21:24, é de um evento de magnitude 6.5 na dorsal meso-oceânica.


Figura 3. Sismograma de NBIT do dia 31/08. O registro do evento de magnitude 3.5 está em vermelho após as 06:42 UTC. 

    Na Figura 1 mostramos os epicentros determinados pela rede RSBR e pelo USGS. Ambos tem incertezas grandes pois, no caso do USGS a estação mais próxima está a cerca de 1.000 km e no caso da RSBR de cerca de 220 km. A localização da área epicentral com maior precisão vai ser possível com a instalação de uma rede sismográfica local, pelo LabSis/UFRN, com financiamento do INCT de Estudos Tectônicos, prevista para os próximos dias.
     O evento mais antigo que se tem notícia nessa região foi o de um tremor de magnitude estimada em 3.5 que ocorreu em dezembro de 1899, sentido em Amargosa. Nos anos seguintes, até 1920, houve uma intensa atividade sísmica na Bahia, no Recôncavo e suas vizinhanças, mas, posteriormente, a atividade diminuiu. Como em sismologia é impossível fazer previsões, não é possível saber se esses eventos vão ficar circunscritos às proximidades de Amargosa ou vão iniciar um novo ciclo de intensa atividade sísmica nessa região da Bahia. 

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, USGS, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Flauber Costa, Marconi Oliveira

sábado, 29 de agosto de 2020

Novo tremor em Pedra Preta-RN em 29/08/2020

    Hoje, 29/08, às 05:23 UTC (02:23, hora local), um novo tremor ocorreu em Pedra Preta, desta vez de magnitude preliminar 2.2. A ocorrência desse evento já foi comunicada à Defesa Civil. Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. Em destaque os limites do município de Pedra Preta.

    O registro desse evento pela estação de Pedro Velho (NBPV) está mostrado na Figura 2.


Figura 2. Sismograma de hoje da estação NBPV. O evento está em azul após as 05:23.

    Os tremores em Pedra Preta vem sendo registrados e estudados pelo LabSis/UFRN desde 2010, quando ocorreu um tremor de magnitude 3.5. A atividade sísmica intercala períodos de intensa atividade com períodos de eventos esporádicos, como vem ocorrendo ultimamente. No entanto, é impossível prever como a atual atividade vai evoluir. O LabSis vai continuar monitorando a região e repassando as informações para as autoridades bem com divulgando para a população.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Novos tremores em Caruaru-PE em 27/08/2020

    Hoje, 27/08, dois novos tremores ocorreram em Caruaru e foram sentidos pela população. O primeiro tremor, de magnitude `preliminar 1.9 ocorreu às 06:01 UTC (03:01, hora local). O segundo tremor, de magnitude `preliminar 1.8 ocorreu às 06:19 UTC (03:19, hora local). 
    Esses eventos foram registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral preliminar está mostrado na Figura 1. 


Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Caruaru (NBCA).

    O registro desses eventos na estação NBCA está mostrado na Figura 2.


Figura 2. Sismograma de hoje de NBCA. Os eventos estão em amarelo e verde. A estação está com uma defasagem de aproximadamente 5 min no tempo.

    Como sempre dizemos, nessas ocasiões, é impossível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir, ou seja, se só teremos uma atividade sísmica com alguns eventos ou se terá início uma intensa atividade sísmica, como em 1967.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Novo tremor de terra na Serra da Meruoca-CE em 26/08/2020

    Hoje, 26/08, às 07:06 UTC (04:06, hora local) ocorreu mais um tremor na Serra da Meruoca de magnitude preliminar 1.6. Segundo a Defesa Civil de Sobral o tremor foi sentido na Serra do Rosário,  município de Sobral, mas não há relatos de que tenha sido sentido na sede do município. Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1. 


epicentro
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo azul indica a localização da estação de Morrinhos (NBMO).

    O registro desse evento na estação NBMO está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBMO.

    A atividade sísmica na Serra da Meruoca, nos limites dos municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras, é antiga e tem passado por fases de intensa atividade com períodos de baixa atividade, onde podem ocorrer alguns eventos esporádicos. Como sempre dizemos, não é possível prever o que vem a seguir, ou seja, se se trata de um evento esporádico ou se é o início de um novo período de intensa atividade sísmica na região.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Novo tremor em Pedra Preta-RN em 16/08/2020 (hora local)

     Ontem, 18/08, às 23:24 hora local (02:24 do dia 17/08 UTC) um novo tremor ocorreu em Pedra Preta, desta vez de magnitude 1.8.  Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).

O registro do evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em RCBR. 

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

Novo tremor no Ceará em 17/08/2020

   Hoje, 17/08, às 09:06 UTC (06:06, hora local) ocorreu um novo tremor no Ceará de magnitude preliminar 1.9.  O evento ocorreu próximo ao limite comum entre os municípios de Tejuçuoca, Itapajé e Irauçuba sendo sua ocorrência comunicada à Defesa Civil do Ceará. 
    Esse evento foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.

    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Morrinhos (NBMO). Em destaque os limites dos municípios de Tejuçuoca, Itapajé e Irauçuba.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Morrinhos (NBMO). Em destaque os limites dos municípios de Tejuçuoca, Itapajé e Irauçuba.

    O registro do evento na estação NBMO está mostrada na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBMO.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Novos tremores na dorsal meso-oceânica em 08, 09, 10 e 11/08/2020

    Nestes 4 dias tivemos diversos tremores na dorsal meso-oceânica, sendo alguns visíveis nos registros e outros com parâmetros já determinados pelo USGS, EMSC e RSBR. Desses eventos 3 constam da listagem do USGS.
  O primeiro evento, de magnitude 4.9, ocorreu no dia 08/08 às 14:26 UTC, e teve o epicentro localizado a aproximadamente 1.298 km a NNE de Carutapera, a 1.360 km NNE de São Luís,  a 1.420 km a NNW de Fortaleza,  a  1.470 km a NNE de Belém e a 1.525 km a NW de São Pedro e São Paulo (portanto, fora do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva).
  O segundo evento, 
de magnitude 5.2, ocorreu no dia 09/08 às 12:42 UTC, e teve o epicentro localizado a aproximadamente 180 km a E de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva),  a 743 km a NE de Fernando de Noronha, a 1.106 km a NE de São Miguel do Gostoso,  a 1.117 km a NE de Natal e a 1.305 km a ENE de Fortaleza.
   O terceiro evento, de magnitude 5.0, ocorreu no dia 10/08 às 23:25 UTC, e teve o epicentro localizado a aproximadamente 502 km  NNE de Ascensão, a 1.965 km a ESE de São Pedro e São Paulo (portanto, fora do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva),  a 2.238 km a E de Fernando de Noronha, a 2.537 km a ENE de Recife e 2.546 km a ENE de Natal.
    O mapa de localização epicentral desses eventos está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela amarela indica a localização do evento do dia 08. A estrela vermelha indica a localização do evento do dia 09. A estrela verde indica a localização do evento do dia 10. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Pedro Velho (NBPV).

    O registro do evento de magnitude 5.2, ocorrido no dia 09/08, está mostrado na Figura 2. 


Figura 2. Registro do evento por NBPV.

    Os eventos de hoje (11/08) na estação NBPV estão mostrados na Figura 3.


Figura 3. Sismograma parcial do dia 11/08. Podem ser identificados 3 eventos ainda não constantes em catálogos do USGS e EMSC, com hora de registro às 05:37, 06:51 e 07:00 UTC.

Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Tremor de terra em Lajedo-PE em 04/08/2020.

    Hoje, 04/08, às 16:58 UTC (13:58, hora local) ocorreu um tremor de terra em Lajedo, de magnitude preliminar 2.0. Segundo informações da população, esse evento foi sentido na sede e em diversas localidades do município, como Santa Luzia, Sítio Caboclo, Sítio Barriguda e Sítio Sombra. Um evento anterior havia sido sentido em Lajedo no dia 25/07.
    O tremor foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Caruaru (NBCA). Em destaque os limites do município de Lajedo.
    O registro desse evento na estação NBCA está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBCA.
  Assim que soube do ocorrido o LabSis entrou em contato com a Defesa Civil de Pernambuco e continuará observando, através das estações instaladas na região, a evolução da sismicidade.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Flauber Costa, Marcos Pinto