Ontem, dia 30/08, às 21:20 UTC, um forte tremor, de magnitude 6.5, ocorreu na dorsal meso-oceânica próximo a São Pedro e São Paulo. O epicentro do evento foi localizado a aproximadamente 40 km a W de São Pedro e São Paulo (portanto, dentro do limite das 200 milhas ou 370 km da Zona Econômica Exclusiva), a 604 km a NE de Fernando de Noronha, a 944 km a NE de São Miguel do Gostoso, a 960 km a NE de Natal e a 1.102 km a ENE de Fortaleza.
Dada a magnitude e proximidade de São Pedro e São Paulo, embora não tenhamos informações até o momento, esse tremor certamente foi sentido pelo pessoal da base de pesquisa em São Pedro e São Paulo.
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.
O registro desse evento na estação NBPV está mostrado na Figura 2.
Figura 2. Sismograma do dia 30/08 de NBPV. O início do registro do evento em está em azul a partir das 21:22 UTC. Acima desse evento estão dois sismos da Bahia, incluindo o tremor de magnitude 4.6 (em vermelho).
A atividade continuou, tendo várias réplicas desse evento sido registradas ontem e hoje. A maior réplica ocorreu hoje, 31/08, às 09:56 UTC tendo magnitude 4.8. O sismograma de NBPV mostrando esses tremores está na Figura 3.
Nos últimos 30 dias tivemos diversos tremores na dorsal. Um mapa mostrando esses eventos, a partir do site do USGS está mostrado na Figura 4.
Figura 4. Tremores de terra na dorsal entre N e NE do Brasil nos últimos 30 dias. Em branco, eventos que ocorreram há mais de 7 dias. Em azul, o evento de magnitude 6.5. Em amarelo aparece o tremor na Bahia de magnitude 4.6.
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Flauber Costa, Marconi Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário