Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sábado, 12 de setembro de 2020

Novo tremor em Pedra Preta - RN em 11/09/2020 (hora local)

      Ontem, 11/09, às 23:29 (hora local; 02:29 do dia 12/09 UTC) ocorreu um novo tremor em Pedra Preta desta vez de magnitude preliminar 2.4. Esse evento, segundo informações de Rodrigo Melo, da Prefeitura de Pedra Preta, foi bastante forte, tremeu mesmo. O sismo foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
      O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. Em destaque, a área do município de Pedra Preta.

     O registro desse evento na estação de Pedro Velho (NBPV) está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em NBPV.

     Como se vê, a atividade sísmica em Pedra Preta continua. Desde dezembro de 2010 vem ocorrendo tremores nessa região, às vezes em sequências com muitos tremores, às vezes em sequências com poucos tremores ou até mesmo só com a ocorrência de tremores isolados.
     Como sempre afirmamos, em situações como essa, não é possível prever como a sismicidade vai evoluir. No entanto, sempre estaremos acompanhando, avisando a Defesa Civil sobre o fenômeno e divulgando para a população em geral.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Marconi Oliveira, Flauber Costa, André Tavares, Rômulo Brito, Marcos Pinto

2 comentários:

  1. Muito importante o trabalho que vocês estão fazendo. Ajuda a esclarecer os fenômenos geológicos junto à população e às autoridades públicas.

    ResponderExcluir