Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Novos tremores sentidos na região de Canhoba-SE em 17/09/2020

      Hoje, 17/09, ocorreram dois tremores na região de Canhoba. O primeiro evento ocorreu às 04:15 UTC (01:15, hora local), de magnitude preliminar 1.3. Esse evento foi sentido na forma de estrondo em Canhoba mas não há relatos que tenha sido sentido em Amparo do São Francisco e São Brás.
     O segundo evento, de magnitude preliminar 1.8, ocorreu às 13:43 UTC (10:43, hora local) e foi sentido o estrondo e tremeu em Canhoba e só foi ouvido o estrondo em São Brás. Esse sismo foi registrado por diversas  estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN.
     O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. A estrela vermelha indica o epicentro preliminar do evento. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Canhoba (LSCN). Em destaque, as áreas dos municípios da região.

     O registro do evento de magnitude 1.8 em LSCN está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em LSCN.

     A atividade sísmica na região de Canhoba tem sido melhor acompanhada após a instalação da estação de Canhoba (LSCN). Dessa forma, foi possível constatar a ocorrência de um grande número de eventos registrados, em sua maioria, constituídos por micro-tremores, que só são registrados instrumentalmente mas não são sentidos pela população.
      Um histograma mostrando a atividade sísmica registrada por LSCN está mostrado na Figura 3.

Figura 3. Histograma da atividade sísmica na região de Canhoba registrada por LSCN de 11 a 17/09/2020 (parcial).

     Como sempre dizemos em situações semelhantes, não é possível prever como a atual atividade sísmica vai evoluir, ou seja, se a atividade vai diminuir e desaparecer ou, ao contrário, vai aumentar, com a ocorrência de tremores de magnitude maior que os até agora observados.

Fonte: LabSis/UFRN, RSBR, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Aderson do Nascimento, Marconi Oliveira, Flauber Costa, André Tavares, Rômulo Brito, Marcos Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário