A atividade sísmica em Caruaru continua. Temos recebido relatos diários de Jaciara Holanda, repórter da Rádio Liberdade de Caruaru, sobre os tremores que continuam ocorrendo na região. Como estamos com problemas no sismógrafo da estação de Caruaru (NBCA), somente temos registros do acelerógrafo (baixo ganho), e nem todos os eventos relatados podem ser claramente identificados nos registros de NBCA. Foram consultados também os registros das estações de Rio Formoso (NBRF) e Livramento (NBLI) para tentar identificar os eventos. Segundo Jaciara foram sentidos 4 eventos no sábado, dia 07, e 1 no domingo, dia 08. Desses eventos somente foram claramente registrados três, no sábado.
O primeiro evento ocorreu às 08:17 UTC (05:17, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.2. O segundo evento ocorreu às 08:23 UTC (05:23, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.7. O terceiro evento ocorreu às 20:55 UTC (17:55, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.6.
O registro do evento de magnitude 1.7, na estação NBCA, é mostrado na Figura 1.
Figura 1: registro do sismo de magnitude 1.7 do dia 07/02 em NBCA. |
Como se pode notar, a atividade sísmica em Caruaru continua tendo sido reportados eventos em quase todos os dias desde o dia 03/02. No entanto, embora pareça que um novo ciclo esteja em andamento, não é possível prever como essa atividade vai evoluir.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário