Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Intensa atividade sísmica em Irauçuba-CE a partir de 09/09/2015

    No domingo passado fomos alertados pelo Sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, de que tremores de terra vinham sendo sentidos em Irauçuba. Verificamos que esses eventos vinham ocorrendo desde o dia 09, conforme registros da estação de Morrinhos (NBMO),  que está a cerca de 54 km da área epicentral. Até agora, mais de 30 eventos foram registrados pela estação NBMO sendo que muitos deles foram sentidos pela população da zona rural de Irauçuba.
    A atividade continua. Ontem, 15/09, às 21:38 UTC (18:38, hora local), ocorreu um tremor de magnitude preliminar estimada em 2.8.
    Um mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro dos sismos atuais estão simbolizados pela estrela vermelha.  A estrela verde mostra o local do epicentro de 1.991. O triângulo vermelho mostra a localização da estação de Morrinhos (NBMO).


  
A Figura 2 mostra o registro diário da estação NBMO.

Figura 2. Registro do dia 15/09 da estação NBMO. O maior evento em azul é o de magnitude 2.8.
    A atividade sísmica em Irauçuba não é nova. Em 1.991 ocorreram vários tremores, ao sul da localidade de Juá (Figura 1), sendo que o tremor de maior magnitude atingiu 4.9, magnitude só superada no Ceará pelo tremor de Pacajus de 1.980 (5.2). Como se pode notar, a nova área epicentral é distinta da de 1,991, o que significa que uma nova falha sismogênica foi detectada na região.
    Estamos em contato permanente com Marcos Costa (Defesa Civil de Sobral), Francisco Brandão (Defesa Civil do Ceará) e Willame Frota (Defesa Civil de Irauçuba). Assim que pudermos vamos instalar equipamentos na região e, conjuntamente com a Defesa Civil, esclarecer a população sobre o que está ocorrendo.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira,  Eduardo Menezes, Guilherme Sampaio

Um comentário:

  1. Hoje por volta das 18:40hs houve um tremor de terra. Em seguida as 18:50 aproximadamente, foi sentido um de maior intensidade!!

    ResponderExcluir