Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Seminário LabSis de 29/10

      Quinta-feita, dia 29/10, às 16h30, no auditório do Módulo REUNI do Departamento de Geofísica, acontece o oitavo seminário do LabSis, do ciclo de 2015. O palestrante será Flodoaldo Simões (PPGG - UFRN).

Título: Estudo do manto superior sob a província Borborema com tomografia telessísmica.

Resumo: 

O estudo do manto superior da Terra é importante para a determinação dos regimes tectónicos, a evolução térmica e geológica dos continentes, assim como para a compreensão do estilo de convecção regional. A identificação de estruturas anômalas profundas sob os continentes tem ajudado no entendimento de fenômenos de importância geológica, como a formação de bacias intracratônicas, o soerguimento de planaltos nos continentes ou a origem do vulcanismo intraplaca.
Neste trabalho foi realizado um estudo tomográfico do manto superior sob a Província Borborema. Foram usados dados telessísmicos de ondas P (P direta e PKPdf) , registrados em estações sísmicas de várias redes implantadas na região. As imagens mostram a reconstrução da região, que irão fornecer informações sobre os distúrbios de velocidades sísmicas das rochas do manto, permitindo a identificação de estruturas anômalas na litosfera e astenosfera. O resultado da inversão tomográfica mostra uma anomalia de baixa velocidade, abaixo da parte norte da região, o que pode indicar um caminho para a interpretação da elevação do Planalto da Borborema.

Fonte: LabSis/UFRN
Flodoado Simões, Jordi Julià, Rodrigo Pessoa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário