Ontem, 24/10, ocorreu um novo tremor no Ceará, na região de Iguatu e Orós. O evento ocorreu às 20:51 UTC (17:51, hora local), e teve magnitude preliminar estimada em 3.0. Desde ontem o técnico Eduardo Menezes está em contato com a Defesa Civil do Ceará e autoridades locais.
Foi feito um levantamento macrossísmico por Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará e constatou-se que o evento foi sentido em diversas localidades dos municípios de Orós, Iguatu e Icó, tendo sido observado com maior intensidade próximo à divida dos municípios de Orós e Iguatu.
O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho denota a estação de Pau dos Ferros (PFBR). |
O registro do evento na estação PFBR está mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro do evento na estação PFBR. |
Esta atividade sísmica está ocorrendo numa região onde normalmente não são observados tremores de terra e, como sempre acontece, é impossível saber como essa atividade sísmica vai evoluir.
No próximo dia 26/10 (amanhã), o técnico Eduardo Menezes estará na região.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes e Guilherme Sampaio
Minha avó comenta que antigamente os tremores eram até mais comuns que hoje em dia, dizia que as vezes parecia que o chão iria se abrir.
ResponderExcluirEstava pesquisando sobre o assunto pois no dia 7 ultimo sentimos um tremor de terra na baixada fluminense em seropedica, sentimos que algo estava quebrando dentro da terra onde estavamos pisando, é muito interessante pesquisar sobre este assunto e saber que em todo o brasil ocorre esse tipo de atividade.
ResponderExcluirNão é a primeira vez que observamos este tipo de atividade em Orós.
ResponderExcluir