Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Novo tremor no Ceará em 24/10/2016

    Ontem, 24/10, ocorreu um novo tremor no Ceará, na região de Iguatu e Orós. O evento ocorreu às 20:51 UTC (17:51, hora local), e teve magnitude preliminar estimada em 3.0. Desde ontem o técnico Eduardo Menezes está em contato com a Defesa Civil do Ceará e autoridades locais.
    Foi feito um levantamento macrossísmico por Francisco Brandão, da Defesa Civil do Ceará e constatou-se que o evento foi sentido em diversas localidades dos municípios de Orós, Iguatu e Icó, tendo sido observado com maior intensidade próximo à divida dos municípios de Orós e Iguatu.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho denota a estação de Pau dos Ferros (PFBR).
    O registro do evento na estação PFBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2Registro do evento na estação PFBR.
    Esta atividade sísmica está ocorrendo numa região onde normalmente não são observados tremores de terra e, como sempre acontece, é impossível saber como essa atividade sísmica vai evoluir.
    No próximo dia 26/10 (amanhã), o técnico Eduardo Menezes estará na região.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes e Guilherme Sampaio

3 comentários:

  1. Minha avó comenta que antigamente os tremores eram até mais comuns que hoje em dia, dizia que as vezes parecia que o chão iria se abrir.

    ResponderExcluir
  2. Estava pesquisando sobre o assunto pois no dia 7 ultimo sentimos um tremor de terra na baixada fluminense em seropedica, sentimos que algo estava quebrando dentro da terra onde estavamos pisando, é muito interessante pesquisar sobre este assunto e saber que em todo o brasil ocorre esse tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez que observamos este tipo de atividade em Orós.

    ResponderExcluir