Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tremor no Atlântico Sul em 29/06/2012

    Hoje, às 15:31 UTC, tivemos um novo tremor no Atlântico Sul, de magnitude 5.8, mas, desta vez, fora da cordilheira meso-oceânica.
    Esse evento teve epicentro localizado a aproximadamente 1058 km a SSW da ilha de Santa Helena e a aproximadamente 3.400 km do Rio de Janeiro. O mapa de localização é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O sismo de hoje é denotado pelo circulo vermelho. O sismo do dia 23, na meso, pela estrela vermelha. Também são mostradas as localizações da ilha de Santa Helena e da estação de Riachuelo (RCBR).  A cordilheira meso-oceânica pela linha verde e/ou vermelha no meio do oceano. Fonte: USGS.
    O registro desse tremor pela estação de Riachuelo (RCBR) é mostrado na Figura 2, abaixo.

Figura 2. Registro do evento pela estação RCBR. Fonte: USGS.
    Conforme colocamos na primeira linha, e pode ser visto na Figura 1, ao contrário do que vem ocorrendo constantemente esse evento não teve seu epicentro na cordilheira meso-oceânica. Ainda mais, seu mecanismo focal, obtido através do método do momento tensor, mostra que o movimento foi de falha reversa numa região onde, normalmente, só ocorrem tremores ou com falhamento normal ou com falhamento transcorrente. 
    A representação do mecanismo focal é mostrado na Figura 3.

Figura 3. Mecanismo focal do tremor de hoje. Fonte: USGS.
Fonte: LabSis/UFRN; USGS
Joaquim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário