Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

domingo, 20 de setembro de 2015

Novo tremor na região de João Câmara em 20/09/2015

    Hoje, dia 20/09, às 11:49 UTC (08:49, hora local) ocorreu um novo tremor na região de João Câmara, desta vez de magnitude preliminar 3.6. O epicentro preliminar foi localizado na confluência dos municípios de João Câmara, Pureza e Poço Branco, onde se iniciou a atividade sísmica em 1986.
    O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam a localização das estações mais próximas, João Câmara (ACJC) e Riachuelo (RCBR).
    O registro do evento na estação ACJC é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma 24 h da estação ACJC, do dia 20/09. O evento está em amarelo.
    A região de João Câmara é conhecida por sua sismicidade que, em alguns anos, tem causado sérios danos nas edificações com pânico e fuga da população, o que gera um grave problema social. De 1986 a 1993 a atividade foi intensa com a ocorrência de dois tremores de magnitude acima de 5.0 e centenas de outros tremores sentidos pela população.
    No momento, embora a atividade sísmica esteja ocorrendo onde se iniciou a atividade de 1986, não dá para dizer como a atual atividade vai evoluir.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira,  Guilherme Sampaio, Eduardo Menezes

2 comentários:

  1. Gostaria de sugerir que as matérias relacionadas a abalos sísmicos nessa região incluíssem informações sobre o porquê de ocorrências dessa natureza em áreas que até onde sabemos não estão localizadas em limites de placas tectônicas

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sugerir que as matérias relacionadas a abalos sísmicos nessa região incluíssem informações sobre o porquê de ocorrências dessa natureza em áreas que até onde sabemos não estão localizadas em limites de placas tectônicas

    ResponderExcluir