Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Epicentro do tremor de ontem (01/05/2012)

    Como foi noticiado, ontem ocorreu um tremor de terra sentido em diversas localidades da região de Taboleiro Grande. Hoje foi possível acessar os dados da estação mais próxima, a de Pau dos Ferros (PFBR). A análise do registro permitiu determinar o local do epicentro. O mesmo está localizado no município de Umarizal, dentro de um erro estimado de 3 km.
    O mapa da localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro é denotado pela estrela vermelha; a estação PFBR pelo triângulo vermelho; as sedes dos municípios onde se tem notícias do tremor ter sido sentido estão realçadas. A área do município de Umarizal é mostrada em destaque. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
    O registro do evento na estação PFBR é mostrado abaixo.

Figura 2. Registro do evento de ontem em PFBR.
    O epicentro ocorreu em uma nova área epicentral onde, ao contrário de Taboleiro Grande, não havia atividade sísmica anterior conhecida. A ocorrência de tremores de terra em municípios localizados na denominada borda da Bacia Potiguar (Rio Grande do Norte e leste do Ceará) é sempre possível, mesmo onde antes não existiam registros, e como exemplo, temos a atividade sísmica de Pedra Preta-RN, também desconhecida antes de 2010.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário