Em viagem de campo dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos, o técnico Eduardo Menezes passou pela região onde o epicentro foi preliminarmente calculado e fez um levantamento macrossísmico, perguntando para as pessoas se haviam sentido o tremor, bem como os efeitos dele.
Dos depoimentos coletados, os mais significativos foram o do Sr. Damião Adailton da Silva e vizinhos, relatando que ouviram forte vibração nas telhas e que os alumínios bateram, tendo o tremor assustado as pessoas a ponto de não quererem mais dormir à noite. Algumas pessoas do Sítio Poço D´Água dizem que vêm sentindo os tremores há algum tempo. Esses relatos são de moradores do município de São Caetano na divisa com o município de Tacaimbó. O tremor também foi sentido, embora com menor intensidade, por moradores de Tacaimbó nas proximidades da sub-estação da CHESF e em outras localidades do município de São Caetano como Jacaré, Trevo e Boa Vista. Na cidade de São Caetano, poucos comentaram sobre esse tremor.
A conclusão a que ele chegou é que o epicentro, a partir de dados macrossísmicos, estaria no município de São Caetano, no limite com Tacaimbó. Um mapa mostrando a localização desse epicentro, bem como da sub-estação da CHESF é mostrado na Figura 1. O epicentro instrumental obtido a partir da estação NBCA foi recalculado com outro modelo de velocidades, mas não mudou significativamente (aproximadamente 1,3 km para sudoeste).
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Renato Dantas, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa
Diogo,
ResponderExcluiresse tremor ocorreu às 04:09 UTC (01:09 hora local), conforme postagem anterior no blog.
Att.,
Joaquim Ferreira