Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 26 de março de 2012

INCT-ET: estação de banda larga (BB) instalada em Vista Serrana-PB.

    Conforme havíamos noticiado anteriormente no blog um dos objetivos dos técnicos Eduardo Menezes e Neymar da Costa, em sua atual viagem, seria a instalação de estações sismográficas de banda larga (BB, broadband, em inglês), dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos (INCT-ET). Já foram instaladas, nesta viagem, as estações LP07 (Gravatá-PE) e LP06 (Barra de São Miguel-PB). Agora foi instalada a estação LP05 em Vista Serrana-PB. Ainda será instalada, nesta viagem, a estação LP04 em Jaguaribara-CE.
    O objetivo da instalação dessas estações é duplo. Um deles é obter informações sobre a crosta terrestre ao longo da linha Chaval(CE)-Sirinhaém(PE) e o outro é ajudar a monitorar a atividade sísmica no Nordeste do Brasil. O equipamento a ser instalado pertence ao Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PegBr), com sede no Observatório Nacional, sendo que a compra deles foi financiada pela Rede de Geotectônica da Petrobras.
    O mapa de localização da estação LP05 é mostrado na Figura 1. Na Figura 2 está uma foto da estação devidamente instalada.

Figura 1. Mapa de localização da estação LP05 (Vista Serrana-PB). A estação está praticamente na fronteira entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Mapa elaborado por Heleno Lima Neto.
Figura 2. Foto da estação LP05. O sensor está instalado dentro do caixote de madeira, que serve para proteção e mitigação do ruído térmico. O registrador encontra-se na caixa branca. Acima da caixa está o painel solar que serve para alimentar o sistema elétrico. Foto de Eduardo Menezes.
Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Neymar da Costa, Heleno Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário