Ontem à noite, por volta das 21:40, o repórter Helenivaldo Pereira, da Rádio Liberdade de Caruaru, ligou para o técnico Eduardo Menezes relatando que havia sido sentido um tremor de terra em Caruaru. Segundo ele, o tremor havia sido sentido no bairro de São Francisco. Informações posteriores da repórter Jaciara Fernandes, também da Rádio Liberdade, diziam que o tremor foi sentido além do bairro de São Francisco, no Shopping, Centenário e Divinópolis.
Posteriormente, Helenivaldo Pereira informou que outros três tremores haviam sido sentidos pela população.
O maior evento foi registrado pelas estações de Riachuelo-RN (RCBR) e Livramento-PB (NBLI, rede RSISNE). Os eventos menores foram registrados pela estação de Livramento.
Uma análise preliminar dos dados permitiu obter a hora de ocorrência e a magnitude dos sismos:
dia h:min UTC dia h:min local magnitude
28 23:53 28 20:53 2.629 00:22 28 21:22 1.8
29 00:24 28 21:24 1.8
29 00:32 28 21:32 1.6
O registro do maior evento na estação NBLI é mostrado na Figura 1, abaixo.
Figura 1. Registro do evento de magnitude 2.6 na estação NBLI. Elaborado por Eduardo Menezes. |
Não é possível, dado a que as estações a que temos acesso estarem muito longe, saber onde foi o possível epicentro desses tremores. Como em Caruaru há várias áreas ativas isso só pode ser determinado com segurança tendo-se uma estação local a que tenhamos acesso direto.
Para resolver esse problema, na próxima semana uma equipe do LabSis/UFRN estará instalando uma estação permanente da Rede Sismográfica do Nordeste Brasileiro (RSISNE), um projeto executado pela UFRN com financiamento da Petrobras.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; RCBR
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto, Renato Dantas, Regina Spinelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário