Conforme havíamos anunciado, em postagem anterior, dentro da programação do INCT de Estudos Tectônicos foram instaladas, pelos técnicos Eduardo Alexandre e Regina Spinelli, mais duas estações de banda larga (BB, broad band) ao longo da linha Chaval(CE)-Sirinhaém(PE). As estações utilizadas são constituídas por sensor STS2.5 e registrador Q330. Esse equipamento pertence ao Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PegBr), com sede no Observatório Nacional. A compra deles foi financiada pela Rede de Geotectônica da Petrobras.
O objetivo da instalação dessas estações é múltiplo entre os quais obter informações sobre a crosta terrestre ao longo da linha Chaval(CE)-Sirinhaém(PE) e ajudar a monitorar a atividade sísmica no Nordeste do Brasil.
Na Figura 1 é mostrado o mapa de localização da estação LP02, no município de Itatira-CE. Na Figura 2 está uma foto da estação instalada.
Figura 1. Mapa de localização da estação LP02, Itatira-CE. A ponta de flecha indica o local da estação. |
Figura 2. Estação LP02 instalada. Em primeiro plano vê-se a caixa de acomodação do registrador. O sensor está dentro da caixa de madeira, preenchida por areia, ao fundo. |
Figura 3. Mapa de localização da estação LP03 em Quixadá-CE. A ponta da flecha indica o local da estação. |
Figura 4. Estação LP03 instalada. A localização do registrador e sensor, conforme Figura 2. Em primeiro plano, os técnicos Eduardo Menezes e Regina Spinelli. |
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli, Rodrigo Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário