Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 12 de março de 2012

INCT-ET: mais duas estações de banda larga (BB) instaladas no Ceará

    Conforme havíamos anunciado, em postagem anterior, dentro da programação do INCT de Estudos Tectônicos foram instaladas, pelos técnicos Eduardo Alexandre e Regina Spinelli, mais duas estações de banda larga (BB, broad band) ao longo da linha Chaval(CE)-Sirinhaém(PE). As estações utilizadas  são constituídas por sensor STS2.5 e registrador Q330. Esse equipamento pertence ao Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (PegBr), com sede no Observatório Nacional. A compra deles foi financiada pela Rede de Geotectônica da Petrobras. 
     O objetivo da instalação dessas estações é múltiplo entre os quais obter informações sobre a crosta terrestre ao longo da linha Chaval(CE)-Sirinhaém(PE) e ajudar a monitorar a atividade sísmica no Nordeste do Brasil.
    Na Figura 1 é mostrado o mapa de localização da estação LP02, no município de Itatira-CE. Na Figura 2  está uma foto da estação instalada.
Figura 1. Mapa de localização da estação LP02, Itatira-CE. A ponta de flecha indica o local da estação.
Figura 2. Estação LP02 instalada. Em primeiro plano vê-se a caixa de acomodação do registrador. O sensor está dentro da caixa de madeira, preenchida por areia, ao fundo.
    A estação LP03 foi instalada em Quixadá, com a colaboração da UFC, que permitiu que a mesma fosse colocada dentro uma de suas propriedades (Fazenda Lavoura Seca). Um mapa de localização é mostrado na Figura 3 e na Figura 4 uma foto da estação instalada.
Figura 3. Mapa de localização da estação LP03 em Quixadá-CE. A ponta da flecha indica o local da estação.
Figura 4. Estação LP03 instalada. A localização do registrador e sensor, conforme Figura 2. Em primeiro plano, os técnicos Eduardo Menezes e Regina Spinelli.
Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário