Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tremor de terra no mar em 10/03/2012.

    No dia 10/03, às 18:26 UTC, ocorreu um tremor de terra de magnitude 2.3 no mar. O epicentro do evento está mostrado na Figura 1, abaixo.

Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro do tremor é demonstrado pelo símbolo vermelho. As estações de Pau dos Ferros (PFBR) e Riachuelo (RCBR) correspondem aos triângulos azuis. Mapa elaborado por Hasan Shihadeh.
     Como se pode ver na Figura 1, esse evento ocorreu próximo ao Atol das Rocas. Até o momento foram analisados os dados das estações de Riachuelo (RCBR) e Pau dos Ferros (PFBR), sendo que os resultados do epicentro e da magnitude são preliminares. O registro do evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.

Fonte: LabSis/UFRN; RCBR; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Hasan Shihadeh, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa

2 comentários:

  1. Olá, sempre acompanho os sismos que acontecem através deste blog. Me desperta muita atenção o fato de vários tremores ocorrerem dentro do mar e na Costa Brasileira. Gostaria de saber se há algum risco de tsunami. E se houver, qual a magnitude do tremor que poderia ocasionar tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo,

      o tsunami é causado pelo movimento do solo oceânico durante um terremoto. Para que isso ocorra tem que acontecer um empurrão brusco na água do fundo do mar. Os grandes tsunamis estão relacionados a áreas de subducção (uma placa entra debaixo da outra) como no Chile e Japão, por exemplo. Geralmente isso só ocorre com magnitudes acima de 7.0.
      No caso da dorsal meso-oceânica sismos de magnitude acima de 7.0 são raros bem como nunca ocorreram sismos dessa magnitude, pelo menos desde que existe instrumentação sismográfica no mundo, na costa do Brasil, o que nos permite dizer que a probabilidade da ocorrência de um tsunami causado por terremotos na dorsal ou na costa brasileira ser bastante baixa, quase improvável.

      Joaquim Ferreira

      Excluir