Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3215-3796;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 26 de março de 2012

Novos tremores de terra em Pedra Preta-RN em 26/03/2012.

    Hoje, 26/03/2012, a estação de Riachuelo (RCBR) voltou a registrar dois eventos na região de Pedra Preta-RN. O primeiro evento ocorreu às 00:47 UTC (21:47, hora local, do dia 25/03) e teve magnitude preliminar estimada em 1.4. O segundo evento ocorreu às 17:22 UTC (14:22 hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.2.
      Um mapa da localização epicentral preliminar do maior evento, a partir da estação RCBR, é mostrado na Figura 1, abaixo.
Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro é denotado pelo símbolo vermelho. Os símbolos azuis mostram algumas das estações instaladas na região, incluindo a estação RCBR. Próximo ao epicentro está instalada a estação ACPP. Mapa elaborado por Hasan Shihadeh e modificado por Renato Dantas.
    Como se pode notar, o epicentro está próximo à estação ACPP, cujos dados, quando analisados, vão permitir um conhecimento mais preciso do que está ocorrendo na região. A estação ACPP é um acelerógrafo cujo objetivo é determinar a aceleração epicentral e verificar como a aceleração se comporta em função da distância, visto que esse evento pode ser registrado em outros acelerógrafos tais como ACJC (acelerógrafo permanente da rede RSISNE, instalado em João Câmara) e ACMT (Matão, João Câmara). 
    Nas figuras 2 e 3, abaixo, são mostrados os registros dos eventos mencionados.

Figura 2. Registro do evento das 00:47 UTC. Figura elaborada por Hasan Shihadeh.
Figura 3. Registro do evento das 17:22 UTC. Figura elaborada por Hasan Shihadeh.
    Embora a magnitude dos eventos ainda esteja abaixo do nível de percepção (para o Nordeste esse nível está na  magnitude mínima da ordem de 1.5), não se sabe como a atividade sísmica vai evoluir e se teremos novamente sismos sentidos pela população de Pedra Preta, como já ocorreu diversas vezes em 2010 e 2011.

Fonte: LabSis/UFRN; RCBR; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Hasan Shihadeh, Renato Dantas, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário