Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nova área sísmica ativa em Caruaru-PE.

    Conforme noticiamos pela manhã, os técnicos do LabSis/UFRN estavam a caminho de Caruaru para coleta de dados das estações instaladas no município. Os dados da estação CAVA, instalada no Vasco, Caruaru, nos foram enviados por Eduardo Menezes e analisados hoje à tarde. No período 00:00 UTC a 06:00 UTC foram registrados 4 eventos, incluindo o maior, às 03:14 UTC (00:14 hora local). O registro do maior evento na estação CAVA é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Registro do evento de magnitude 1.8 na estação CAVA (Vasco, Caruaru). Elaborada por Renato Dantas.
    Como colocamos em postagem anterior, em Caruaru não se pode, a priori, com poucos dados, dizer onde se encontra a área epicentral. Mais uma vez isso se provou verdadeiro.  A análise dos dados mostrou que estamos diante de uma nova área epicentral, ao norte da cidade de Caruaru, bem distinta das áreas epicentrais de 1991 e 2002, conforme se pode ver na Figura 2.

Figura 2. Mapa da região de Caruaru mostrando diversas áreas epicentrais: pino amarelo (1991); pino vermelho (2002); símbolo vermelho (2012). A estação CAVA é denotada pelo símbolo azul. Elaborado por Renato Dantas.
    Como em qualquer situação de atividade sísmica, não é possível prever qual será a evolução da mesma. Continuaremos atentos ao que vem ocorrendo e repassando as informações o mais breve que pudermos.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Renato Dantas, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário