Hoje pela manhã, os técnicos do LabSis/UFRN Eduardo Menezes e Neymar da Costa visitaram a área epicentral do sismo do dia 18/03 perguntando como o tremor foi sentido. Um mapa mostrando os locais visitados, bem como o epicentro preliminar determinado com os dados da estação CAVA, é mostrado na Figura1, abaixo.
Figura 1. Mapa mostrando o epicentro do sismo (símbolo vermelho) e os pontos visitados (pinos azuis). Elaborado originalmente por Eduardo Menezes e adaptado por Renato Dantas. |
- No Xicuru (ponto 1 no mapa), os moradores informaram que ouviram um estrondo seguido de um tremor, mas com pequena intensidade. Os moradores relataram que sentiram outro tremor no mês de janeiro.
- Na localidade do Capim (ponto 2 no mapa), o Sr. Severino José relatou que escutou um pequeno estrondo, seguido por outro, mais forte, o qual vibrou as telhas de sua casa. Uma prima desse Sr., que estava a 500 m da residência deste, forneceu um relato parecido, informando ainda que sentiu três estrondos. Os entrevistados também disseram que sentiram um tremor no mês de janeiro (informação coincidente com a dos moradores do Xicuru).
- No Bairro Planalto (ponto 3 no mapa), moradores informaram que sentiram um estrondo fraco.
- No local próximo ao epicentro instrumental preliminar (ponto 4 no mapa), o entrevistado escutou o estrondo e sentiu o tremor.
Próximo ao epicentro instrumental preliminar (Epic2012 no mapa) existe um aterro sanitário (ponto 5 no mapa) que funciona desde 2006.
Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Neymar da Costa, Renato Dantas, Heleno Lima Neto, Rodrigo Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário