Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 14 de março de 2012

Um ano do blog Sismos do Nordeste.

    Hoje o nosso blog está completando um ano de existência. A idéia surgiu de várias discussões entre membros do Laboratório Sismológico (pesquisadores, técnicos, alunos de pós-graduação e bolsistas de IC) sobre a melhor forma do LabSis/UFRN divulgar notícias acerca dos tremores de terra que costumeiramente ocorrem na região.
    O processo foi acelerado pela ocorrência do terremoto do Japão do dia 11 de março de 2011,  quando membros da equipe tiveram que dar várias entrevistas a diversos meios de comunicação, de diversos tipos. Isso também acontecia quando algum evento de maior magnitude ocorria na região, porém, com um agravante: nem sempre o que era dito era reproduzido de maneira fiel nos meios impressos e virtuais.
     Em vista disso, resolvemos criar o blog, que seria a fonte primária das informações disponibilizadas pelo LabSis/UFRN, não contendo somente informações puramente técnicas, como epicentro, hora de origem e magnitude, mas também comentários sobre a sismicidade numa dada região, inclusive relembrando, em alguns casos, eventos anteriores e seus efeitos. 
    Sobre a descrição dos efeitos dos tremores muito nos tem ajudado os meios de comunicação, bem como diversas autoridades, membros da Defesa Civil, blogueiros, operadores de estações sismográficas analógicas e pessoas que entram em contato diretamente conosco ou que contatamos diretamente no campo. Sem a ajuda de todos eles, as informações disponibilizadas seriam extremamente áridas, demasiadamente técnicas, refletindo pouco o drama humano causado pela atividade sísmica.
    Esse blog é uma criação coletiva de pesquisadores, técnicos, alunos de pós-graduação e bolsistas de IC ligados ao LabSis/UFRN. Todos, de uma forma ou de outra, têm contribuído para o sucesso dele. Também têm contribuído para isso os seguidores do blog e os meios de comunicação que produzem matérias a partir das informações disponíveis, colocando o devido crédito.
    Para finalizar a mensagem, é necessário dizer que a condição de existência do blog é o trabalho de sismologia. Isso só é possível graças ao apoio interno, na UFRN, da chefia do Departamento de Geofísica, das coordenações dos cursos de  graduação em Geofísica e de pós- graduação em Geodinâmica e Geofísica, da direção do centro (CCET), da reitoria, e, sem dúvida, do apoio externo, principal fonte de recursos para a pesquisa, o qual tem sido imprescindível, em especial da Petrobras, do CNPq, da CPRM, do USGS, da Marinha do Brasil, do DNOCS, entre outros.

    Joaquim Mendes Ferreira
Coordenador do LabSis/UFRN

Um comentário:

  1. Vocês estão de parabéns. Que esse seja o primeiro de dezenas de anos e maiores produções e divulgação de conhecimento.

    ResponderExcluir